domingo, 18 de abril de 2010

Aparelho de audição

Cochlear disponibiliza aparelho de alta tecnologia



Nucleus Freedom, o aparelho de ponta da Cochlear, líder mundial em implante Cohlear, distribuído pela Politec Importação e Comércio Ltda. já está à venda em todo o Brasil desde o dia 6 de junho, quando foi lançado durante o V Congresso Triológico de Otorrinolaringologia, que acontece de 6 a 9 de junho, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.

"Esse novo aparelho tem especificações únicas, que permitem distinguir, inclusive sons que os outros modelos não permitiam, como grilos cantando, borbulhar de refrigerante e até o som do sorriso dos amigos e familiares", explica Alexandre Lopes, gerente nacional de vendas.

O Nucleus Freedom é o único com Smart Sound, que permite, através de ajustes automáticos, uma seleção de sons maiores, facilitando a vida de seu implantado. "Para explicar melhor, no momento de atravessar a rua, por exemplo, o aparelho seleciona, automaticamente, os sons que o implantado necessita ouvir para conseguir desviar dos perigos - o ruído de uma brecada, o escapamento de uma moto, ainda, em movimento, quando já deveria estar parada, ou até, alguém dando passadas mais rápidas que pode vir a derrubá-lo durante essa travessia de quadra", continua ele.

Os ajustes automáticos são programados por fonoaudiólogas, segundo as necessidades de cada paciente e o aparelho oferece a mais ampla gama de opções, que levam o implantado a descobrir sons como o clicar do pisca-pisca de um carro, as molas barulhentas de uma cama elástica ou ainda, trovões e até zumbido de abelhas. "Todos eles vão depender da necessidade do implantado. Se ele morar na cidade e necessitar dos sons do cotidiano de uma metrópole, o Nucleus Freedom será programado para essa finalidade. Se a vida dele for ao campo, trabalhando em área rural, o aparelho é programado para auxiliá-lo nessas atividades. Em todos os casos apresentados, esse aparelho é um avanço enorme que auxilia muito a vida do implantado", comenta Lopes.

Crianças & Freedom

Para as crianças que nascem com perda auditiva profunda, o Nucleus Freedom é excelente, pois foi projetado para o estilo de vida ativo e dinâmico que se possui na infância, onde tudo se torna uma grande descoberta. "O Freedom é o primeiro sistema de implante coclear do mundo que é resistente à água. Portanto, as brincadeiras com água, tão comuns nessa fase da vida, estarão liberadas, excetuando banhos de mar ou piscina. Além, claro, das chuvas momentâneas que caem sem que se espere", explica o gerente.

Outra vantagem do Freedom diz respeito ao desenvolvimento da criança. "Com o aparelho, ela aprende a descobrir todos os sons e a brincar mais livremente, sem deixar seus pais preocupados com o tanto de perigos que ela desconhece. Do som natural da voz da mãe ou do pai, para contar histórias no momento de dormir, às brincadeiras de infância como esconde-esconde, nos quais todos os sentidos devem estar atentos Até atitudes corriqueiras como atirar pedrinhas em um lago, durante um piquenique, passam a ter outro sentido, já que descobrem toda a liberdade de movimento e esse reflexo aparece no rendimento escolar, pois, ouvindo bem, aprende de maneira mais eficaz", esclarece Alexandre.

Tecnologia Inteligente

São três tecnologias digitais inteligentes que integram o Smart Sound. São elas o Beam - tecnologia desenvolvida para audição perfeita em ambientes que há muitas pessoas reunidas -, que atenua o sons que distraem , facilitando a concentração na conversa; a Adro - para ambientes dinâmicos e para ouvir música -, que ajusta automaticamente os níveis sonoros para produzir um equilíbrio ideal de clareza e conforto; e o Whisper - para sons baixos e distantes, geralmente difíceis de compreender com implantes cocleares, que funciona como um binóculo voltado a um objeto pequeno, ampliando-o e facilitando sua identificação.

"O Freedom Nucleus é um aparelho de ponta, última geração, que possui um conjunto de eletrodos próximo do nervo auditivo, com a finalidade de proporcionar estímulo direcionado e maior eficiência em termos de potência, ao mesmo tempo em que se aplica menos pressão nas estruturas cocleares delicadas. E foi projetado para permitir uma cirurgia e recuperação mais rápida", diz o gerente.

São 22 eletrodos - o maior numero do mercado - que produzem sons claros e o aparelho é feito com materiais mais fortes disponíveis - titânio e platina -, para durar a vida inteira.

Possui processadores de fala e entrada para acessórios com design pequeno e leve, controles bloqueáveis - para impedir que as crianças façam alterações imprevistas -, e o implantado pode usar o telefone com facilidade. "É anatômico, possuindo curvas bem traçadas que promovem conforto para todas as orelhas e possui baterias recarregáveis, um ajuda da Cochlear à natureza, evitando utilização excessiva de baterias", finaliza Lopes.

Esse aparelho já está sendo utilizado no Brasil, por alguns otocirurgiões e a próxima etapa será utilizá-lo em implantes bilaterais. Uma cirurgia prestes a acontecer. E quem já utiliza o implante coclear tradicional, pode modificá-lo para o Freedom. Para tanto, deve contatar com o seu otocirurgião.

A Politec Importação e Comércio Ltda. é representante da Cochlear para todo o Brasil e a empresa fica na fica na rua Sampaio Viana, nº 277, 8º andar, Vila Mariana, São Paulo, Capital, telefone 3052.1002 e possui o site www.politec.net.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola, sou pai de uma filha linda e portadora de surdez congênita, agradeço primeiramente a Deus e segundo a equipe do hospital Agamenon Magalhães recife por fazer o implante coclear, realizado pelo SUS.
o unico problema é que nosso governantes deveriam ter mais atençao com o deficiente auditivo em relação ao o implante, ao qual deveria ser bilateral e ter também a manutenção gratuita; não que eu queira demais é pq os fornecedores exploram no custeio das peças que são todas importadas. Ass: pai aflito impotentemente em dar a sua filhar o direito de ouvir. ( juniorchicope@hotmail.com )

Unknown disse...

A criança fez educação física com o aparelho, dai suou o aparelho, agora não está funcionando, está informando que está conectado à algo. O que eu faço? Preciso de ajuda

Postar um comentário